O Município de Fafe apesar de integrar a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas desde 1998, apenas em Abril de 2007 vê surgir um novo equipamento, uma BM2. Trata-se de uma construção de raiz, da autoria do arquitecto Augusto Vasconcelos, com uma área de cerca de 1 827m2 e destina-se a servir um concelho com 36 freguesias e cerca de 53 500 habitantes.
A biblioteca é constituída por uma área da leitura, com as secções infantil, juvenil, adultos, audiovisual, multimédia e reservados; por um auditório com capacidade para 100 pessoas que funcionará também como sala para exposições, por salas de tratamento técnico e um depósito.
O fundo documental da Biblioteca Municipal está organizado por assuntos, abrangendo todas as áreas do conhecimento e constituído por monografias, publicações periódicas e outra documentação contida em diferentes suportes, como os documentos audiovisuais.
O fundo documental, no caso da secção dirigida ao público em geral, por 18 000 obras (em breve atingirá as 25 mil), dos mais diversos géneros. Conjuntamente com estas obras estarão à disposição os espólios dos jornalistas A. Lopes de Oliveira e Aurélio Márcio, que estão na posse da autarquia. Carlos Rui Abreu. O fundo adulto também consta de 2 000 documentos não livro, ou seja, nas áreas do áudio, vídeo e multimédia, enquanto a secção dedicada aos mais jovens será constituída por 9 000 obras e 1 000 documentos não livro.
O Projecto de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) permitirá o acesso informatizado a diferentes recursos e serviços, entre os quais a Internet. Oportunamente, serão introduzidos serviços on-line, como a renovação e requisição de publicações, sugestões e pesquisa bibliográfica.
A nova Biblioteca afirma-se como uma dos melhores e mais modernos equipamentos do concelho, para além de possuir uma localização central na cidade e face às escolas e como tal atrair mais público. Trabalham na Biblioteca 9 técnicos especializados: uma Técnica Superior de Biblioteca e Documentação, 7 Técnicos Profissionais de Biblioteca e Documentação e um engenheiro informático. Os trabalhos de construção da nova Biblioteca Municipal arrancaram em finais de 2004, após um processo de negociações com o extinto Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, agora Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, o qual durou seis anos. O custo da construção, incluindo o parque de estacionamento ascende a 2.384 892 €. Por seu turno, o apetrechamento ascende a 753.300 €, incluindo o mobiliário e equipamento, a aquisição de fundos documentais e o projecto de informática. Até 26 de Março de 2007 a Biblioteca Municipal funcionou na Casa Municipal de Cultura, que já não reunia as condições exigidas para tal serviço. Seguiu-se posteriormente um período de mudança de instalações até se inaugurar a nova biblioteca.
O horário de funcionamento deste novo espaço é o seguinte:
Segunda-feira: das 14h às 18h30; Terça a sexta-feira: das 10h às 18h30; Sábado: das 10h às 13h.
Fonte: Texto resultante da compilação de diversos artigos da autoria da Câmara Municipal de Fafe. A imagem é também da autoria da Câmara Municipal de Fafe.
Parabéns às minhas ex-colegas do curso de técnicos profissionais de BD de Amarante, Ivone Castro e Carina Sofia e e à Drª Natércia Baptista, minha professora nesse curso.
Etiquetas: Acervo Documental, Acontecimentos, Equipamento Instalações e Mobiliário, Informática Internet e Bibliotecas, IPLB, Serviços de Biblioteca |